Pensar a Saúde

Pensamentos sobre… saúde, enfermagem, et al.

Enfermeiros e as Vacinas COVID

Deixe um comentário

Pensei bastante se deveria ou não publicar este pensamento, primeiro porque escrito pode ser mal interpretado, depois porque não tenho como explicar de outra forma e por fim porque pode dar uma ideia errada da minha visão da enfermagem.

Decidi publicar pela simples razão de que se deixar as pessoas indiferentes foi só um desabafo, se não deixar e gerar discussão pelo menos serviu para alguém refletir. Aqui vai…

Enquanto uns vêm potencial para a alargar o espectro da profissão e consequentemente valorização social e financeira, os enfermeiros continuam a ser os bons samaritanos.

O governo decreta que a vacina só deverá ser efetuada no SNS!

Retira assim poder aos privados (que poderiam criar centros de vacinação) retira poder às farmácias (que há anos tentam pegar nesta área de atuação) e dá poder aos enfermeiros (no SNS só os enfermeiros vacinam).

Qual o potencial que os enfermeiros tinham?

Mostrar que efetivamente são um elemento diferenciado na área da vacinação, retirar dividendos em termos de exigência de melhores condições (físicas e humanas), aumentar a força numa eventual valorização salarial.

O que faz?

Forças da profissão num silencio absoluto (não devemos aparecer só para criticar mas para agradecer e elogiar) e aparecem movimentos associativos de enfermeiro, mais ou menos organizados, a recrutar colegas VOLUNTÁRIOS para auxiliar o SNS na administração de vacinas.

Mais uma vez vamos ser as freiras, os bons samaritanos e os voluntários que salvam Portugal! 

Tudo certo mas no fim não venham as queixas que não retiraram valor acrescido disso. 

No fim, não haverá mais enfermeiros nos Centros de Saúde, não haverá maior valorização financeira e manter-se-á a imagem de que quando é preciso fazemos e ninguém nos tem de pagar por isso.

Deixe um comentário