Pensar a Saúde

Pensamentos sobre… saúde, enfermagem, et al.

Voto B porque #euestivesozinho

3 comentários

Escrevo este texto porque vários colegas têm pedido opinião sobre as próximas eleições para a OE…

Há 4 anos concorri para a Secção Regional Sul e fui vencido democraticamente pelos atuais órgãos. Desde logo, no momento em que se souberam os resultados, dei os parabéns ao vencedor também presente na sala e sendo dos órgãos em funções à data e o segundo candidato mais votado disponibilizei no imediato a minha equipa para poder colaborar com os vencedores no mandato que agora finda, nomeadamente na continuação do grupo que era da minha responsabilidade, o Grupo de Acompanhamento de Urgência e Emergência (GAUE).

Valerá a pena dizer que, durante o mandato que terminou em 2015 este grupo acompanhou de perto todas as urgências e pré hospitalar da Secção, fazendo múltiplas visitas aos vários serviços e colaborando com os enfermeiros na solução dos problemas e dificuldades sentidas por estes nos terríveis anos da troika.
Apesar de todas as dificuldades deste anos conseguimos ainda que os enfermeiros destes serviços aplicassem uma escala de dependência validada para esta realidade que suportou muita da fundamentação para justificação dos elementos necessários nestes serviços.

Decorridos 4 anos, não me revi em muita da representação da “nossa” Ordem.
Não me revi quando foi dito que era praticada eutanásia no SNS. A confusão de insulina com morfina e a confusão de morte com dignidade e conforto (sem dor) com o conceito eutanásia.
Não me revi quando foram constantes os ataques a Diretores com justificações por vezes menos transparentes.
Não me revi quando foram convocadas Assembleias Gerais com documentos estruturantes da profissão com dois dias de antecedência.
Não me revi quando o nome da Ordem foi enxovalhado na comunicação social por polémicas de dinheiros, sindicâncias e novelas.
Sinto ainda que muitas vezes foram confundidas lideranças fortes com ações extremistas e que para ser um líder forte e carismático tenhamos de ser hostis e provocadores. É certo que os valores da sociedade atual potenciam isto mesmo… mas serão estes os valores que queremos para a enfermagem?

Nos últimos 4 anos e apesar do lema apregoado a alto e bom som “Ninguém está sozinho” eu senti-me sozinho… Não vi a OE uma única vez no meu serviço…
Passámos por dificuldades no que respeita a falta de pessoal, material e condições de trabalho e nem por uma vez alguém se preocupou em saber como “nós” estávamos.
Não obstante, os enfermeiros deste serviço conseguiram “sozinhos” lutar contra todas as adversidades impostas e manter cuidados de extrema qualidade (desculpem a falta de modéstia mas é a realidade) neste serviço.
Para minha tristeza, o GAUE também parece ter morrido… Um projeto transversal a vários mandatos que durava já há mais de 8 anos foi aniquilado, imagino que sem avaliação do trabalho prévio e da mesma forma nunca fui chamado a colaborar.

Razões pessoais fizeram com que este ano não conseguisse contruir alternativa para que os enfermeiros pudessem dizer de sua justiça e avaliassem eles a diferença.
No entanto, tenho de dizer e para quem interessar saber que apoio o projeto da Lista B, Enfermagem a Causa Maior.
Não por qualquer tipo de rancor pelos atuais órgãos mas porque sempre defendi que para fazermos futuro temos de respeitar o passado!

Espero com a vitoria deste projeto haja mais acompanhamento em proximidade na vez de acompanhamento discursivo, mais respeito pelo passado e mobilização do que foi feito para potenciar projetos futuros.

Eu voto Lista B!

*eleições convocadas para dia 6/11 poderás votar eletronicamente por com inicio às 0h de dia 4/11. Não deixes os outros escolherem por ti!

3 thoughts on “Voto B porque #euestivesozinho

  1. Muito bom. Revejo-me completamente nestas linhas. Parabéns.

    Gostar

  2. Análise esclarecida e esclarecedora, do percurso da enfermagem nos últimos anos e do poder do voto discernido , por uma Causa Maior!

    Gostar

  3. É porque passado o tempo me continuo a rever nos teus ideias e valores pra Enfermagem de todos nós, que te apoiei há 4 anos e não deixo os outros decidirem por mim e agora voto B.
    Abraço c sabor a coentros 😄

    Gostar

Deixe um comentário