Pensar a Saúde

Pensamentos sobre… saúde, enfermagem, et al.

David, o sistema está podre por dentro!

Deixe um comentário

10305046_1166644680042822_7947112932018456327_n

Durante os últimos dias tem sido de sobremaneira discutido o caso do David.
É triste, revoltante e inaceitável quando um jovem de 29 anos morre.
Pode (e deve) ser discutido o caso mas deve (e pode) ser feito um distanciamento e ser analisado o sistema que levou ao caso…

Porque é que a notícia surge?
Olhemos para as consequências:
– Mediáticas: demissão do presidente da ARS, presidente do CA do CHLC e CHLN
– Emocional: O David morreu!
– Oculta: Contratação imediata de médicos para prevenção ao fim de semana pagos ao “peso de ouro” exigido quando deixaram de o fazer

É indiscutível que os cortes na saúde dos últimos anos levaram à necessidade de “escolhas” que têm este tipo de consequências.
Mas é também indiscutível que o sistema está pervertido… é perverso no seu amago… e o regulador não só não consegue regular como não quer regular efetivamente. Os lóbis na saúde superam o essencial!

Podemos pensar quem publicitou a notícia mas certamente que quem ganhou foi o loby médico.
Não digo que não devemos lutar para que os profissionais de saúde ganhem mais ou melhor ou diria até o justo. Mas e a responsabilização associada ao valor?
E a Maria que morreu durante a noite com um Hematoma Epidural porque o Neurocirurgião de prevenção dormia e não “acordou a tempo”?
E o Júlio com a disseção da aorta que morreu porque o Cirurgião da Cardio-Toracica de prevenção em casa disse que “não era urgente”?
E o João com a hemorragia digestiva alta que morreu porque o Gastroenterologista de prevenção “assumiu” que só fazia a EDA de manhã?
E a Francisca com o pneumo-peritoneu que morreu porque o Neurorradiologista se “recusou” a vir fazer a TAC com contraste às 3h37 da manhã?
E a Graça que ficou com a face desfigurada porque o Cirurgião Plástico de prevenção “referiu” que a ferida complexa poderia ser suturada apenas a meio da manhã?

E já agora… e a Sofia que morreu porque ficou só um Enfermeiro para 20 pessoas em Portalegre porque o colega teve de vir trazer a Joana a Lisboa?
E o Francisco que morreu porque não havia prevenção de Enfermagem para transportes em Faro (porque não há dinheiro para prevenções na enfermagem)?

David, o sistema está podre por dentro!
Vamos continuar a ter David’s enquanto estes casos forem usados para defesa de lóbis e não verdadeira melhoria dos cuidados de saúde!
Vamos continuar a ter David’s enquanto o acesso à saúde se avaliar apenas por acesso a médico e medicamento!
Vamos continuar a ter David’s enquanto a responsabilidade não for assumida por todos – profissionais de saúde e decisores políticos!

Deixe um comentário